Pular para o conteúdo

Notícias

« Voltar

Campanha antirábica começa na zona rural

A Vigilância Epidemiológica vai iniciar a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos na próxima segunda-feira, 03, na zona rural. Durante o mês de julho a equipe vai visitar todos os bairros rurais de Carmo do Rio Claro. Na cidade a vacinação terá início no dia 02 de agosto.
 
Estima-se que mais de três mil animais devam ser vacinados. A campanha tem como objetivo controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo assim a raiva humana.  A vacina pode ser aplicada em animais a partir dos três meses
 
A Vigilância Epidemiológica orienta que na hora da vacinação os animais estejam com coleira e guia, já os com temperamento agressivo devem estar com focinheira. A equipe pede ainda que a população que não deixem as crianças levarem os animais aos pontos de vacinação e avisa que não será entregue vacina para levar para casa.
 
A chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica Maria Aparecida Oliveira Ribeiro, explica que a vacina antirrábica é a melhor forma de prevenir a raiva. "Vacinação é o método de proteção mais confiável e eficaz contra a raiva, quanto mais cães e gatos forem vacinados, maior será a proteção geral para o município. Por isso todas as pessoas que tem cães e gatos devem levá-los para vacinar".
 
Não existe contraindicação na aplicação, exceção feita caso o animal esteja debilitado por diarreia ou vômitos frequentes.
 
O que é a raiva?
 
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.
 
  • Bookmark and Share