20 SET 2017
Carmo volta a fazer parte do Mapa do Turismo

O Município de Carmo do Rio Claro, pertencente ao Circuito das Nascentes das Gerais, volta a fazer parte do Mapa do Turismo Nacional. Apenas 87 municípios mineiros estão nas categorias A, B e C, como é o caso de Carmo do Rio Claro, que foi classificado como C, o que significa que a cidade possui um fluxo turistas domésticos expressivo perante ao Ministério do Turismo.

A volta do Carmo para o Mapa do Turismo se deu graças ao trabalho conjunto realizado pela Prefeitura, através do Departamento de Desenvolvimento Local, e pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) que se atentaram aos prazos, enviando toda documentação necessária dentro da data estabelecida pelo Ministério do Turismo, que foi em julho deste ano.

Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Local, José Anastácio, a recolocação do município no mapa é o primeiro passo para uma reestruturação turística da cidade. "O mapa é um instrumento importante e o Carmo ter voltado é uma conquista muito grande. Agora, em parceria com o COMTUR, estamos trabalhando para realizar ações para melhorar a infraestrutura do município e apoiar o comércio local e as empresas do setor turístico".

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo.  A atualização dos dados acontece a cada dois anos, e é uma das ações previstas dentro do "Brasil + Turismo", pacote de medidas do governo federal para desenvolver o setor no País. No total, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.