18 JUN 2020
DECRETO IMPÕE REGRAS PARA FUNCIONAMENTO DE IGREJAS

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro publicou hoje, 18, o decreto nº 4.895 que regulamenta o funcionamento de igrejas e templos religiosos para reuniões e celebrações no Município.

A liberação foi autorizada pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19 após a proibição das igrejas ter sido retirada do protocolo Minas Consciente, do qual a cidade está inserido no momento.

De acordo com o decreto, as igrejas poderão voltar a realizar as suas celebrações a partir do próximo sábado, 20 de junho com várias regras a serem seguidas.

A lotação máxima permitida será de 30% da capacidade não podendo exceder a 30 pessoas.

Cada reunião e/ou celebração deverá ter duração máxima de 90 minutos com intervalo mínimo de 2 horas para higienização entre as celebrações.

Deverão ser fornecidas senhas numeradas aos fiéis para controle do número de frequentadores.

Os assentos deverão ser disponibilizados de forma alternada guardando ainda distanciamento pessoal de 2 metros durante os cultos e celebrações.

Ao entrar e sair das igrejas deverá ser feita higienização das mãos com álcool gel 70% colocados em dispensadores e disponibilizados em pontos estratégicos.

Pessoas pertencentes ao grupo de risco como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes deverão ser atendidos pelos líderes religiosos em casa.

É obrigatório o uso de máscaras durante as celebrações e não será permitida a realização de congressos, festividades e recebimento de fiéis de outros municípios.

O descumprimento das normas poderá acarretar em suspensão do alvará.