11 OUT 2017
Prefeitura realiza mutirão de catarata

O Município de Carmo do Rio Claro, através do Departamento de Saúde está realizando mais um mutirão. 15 pacientes vão realizar cirurgia de catarata hoje, 11, no Hospital São Vicente de Paula. Este já é o quarto mutirão que a prefeitura realiza este ano, já houve o do ecocardiograma, ressonância magnética e outro de catarata.

No final do mês, durante os dias 23 a 27 de outubro, o Departamento de Saúde vai realizar mais um mutirão, o de consultas oftalmológicas. Estão agendadas 130 consultas para este período e a previsão é que até o final de dezembro a fila de espera para essas consultas esteja zerada.

Para o diretor do Departamento de Saúde Elias César, o município está trabalhando com o objetivo de zerar as filas. "Criamos os mutirões para atender de forma mais rápida aqueles que estão há muito tempo aguardando por consultas, exames e cirurgias. É nosso objetivo diminuir ao máximo o tempo de espera desses pacientes".

Todas as despesas geradas com essas consultas e cirurgias estão sendo custeadas pela própria prefeitura. Referente a 2017, o Governo de Minas já acumula uma dívida com o município no valor de R$280.273,54 referente a serviços de saúde que já foram prestados a população e que deveriam ter sido custeados pelo Governo Estadual, mas devido a falta de repasse do Estado, esses foram custeados pela prefeitura. O Governo de Minas soma ainda um resta a pagar de R$1.035.085,88 ao município referente a despesas na área da saúde dos últimos anos.