27 JUN 2017
Carmo recebe duas médicas cubanas

O município de Carmo do Rio Claro recebeu na manhã desta terça-feira, 27, duas médicas cubanas através do Programa Mais Médicos para o Brasil do Governo Federal. As médicas Adriana Ribeaux Gomez e Yesmeri Lazo Martinez foram apresentadas à comunidade e devem começar os atendimentos na próxima semana, elas aguardam apenas a liberação do RMS, registro médico para exercer a profissão no Brasil.

As médicas visitaram as unidades do Departamento de Saúde, que hoje conta quatro ESFs, um posto de saúde, pronto atendimento, centro de imunização, SAMU, posto odontológico, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e farmácia de minas. Elas chegam para reforçar o atendimento médico do município e a princípio irão atender no Posto de Saúde Risoleta Neves e na zona rural através de rodízio entre os bairros rurais.

O diretor do Departamento de Saúde Elias César Leandro deu as boas vindas para as profissionais e ressaltou a forma de atendimento dos médicos cubanos. "Eu admiro esse olhar no olho do paciente, esse acolhimento e envolvimento que eles constroem com a comunidade", concluiu Elias

O Programa Mais Médicos custeia o salário das médicas e o município fica responsável apenas pela hospedagem e alimentação dos profissionais, o que impacta na diminuição das despesas do município. O tempo de permanência das profissionais na cidade é de três anos.