26 ABR 2018
Hipertensão e diabetes são temas de evento.

O ESF (Estratégia de Saúde da Família) Casimiro Galdino Bueno, no bairro Bela Vista em Carmo do Rio Claro realizou na tarde desta terça-feira (24), um encontro para tratar de assuntos como a hipertensão e o diabetes.

Participaram do evento dezenas de moradores dos bairros que abrangem o atendimento da unidade e tiveram palestra com o Dr. Thales Vaz Inácio que em suas palavras ressaltou a importância de se procurar atendimento médico para se ter diagnósticos mais corretos e principalmente acesso a tratamento de forma mais adequada, “as vezes as pessoas não dão importância para aquela dorzinha de cabeça ou até mesmo buscam conhecimento pela internet, isso é assumir um risco imenso para a saúde e até mesmo para a vida do paciente, por isso a importância de eventos como esse para tirar da população”, disse o médico da unidade.

Durante o encontro houve ainda participação do NASF (Núcleo de Apoio ao Saúde da Família) com orientações sobre atividade física e alimentação.

De acordo com a enfermeira Paula Reis Santana, responsável pela unidade, é imprescindível que o paciente mantenha um vínculo com o seu ESF, seja através das agentes comunitárias e principalmente com o médico já que o principal objetivo das unidades de ESF é trabalhar a prevenção, “quero ressaltar que a nossa unidade de ESF está de portas abertas para os nossos pacientes que sempre são acolhidos com carinho e respeito, aproveito para agradecer a grande presença de todos que estiveram neste evento, isso fortalece a convivência com os atendidos e principalmente nos motiva a continuar buscando o melhor para estas pessoas”, disse a enfermeira.

No dia 26 de abril, o Brasil se mobiliza para conscientizar as pessoas sobre os riscos e a importância de combater a hipertensão arterial. A data é lembrada pelos profissionais da área com grande preocupação, pois cerca de 1/4 da população brasileira sofre com esse mal. Já sobre o diabetes, atualmente no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas, o que representa 6,9% da população.