05 JUN 2020
COMITÊ APROVA REABERTURA DO COMÉRCIO

Após reunião da Comissão Técnica que criou o plano de reabertura consciente do comércio, o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 deliberou na manhã desta sexta-feira, 05, as ações que serão realizadas e que passam a valer a partir de segunda-feira, 08 de junho.

A fiscalização será rigorosamente realizada de forma que o comerciante que for notificado terá 3 dias úteis para regularizar as pendências solicitadas, caso não cumpra o estabelecimento terá o alvará suspenso por 7 dias e em caso de reincidência a suspensão passa a ser de 30 dias.

Entenda como vai funcionar o comércio:

- LOJAS TERÃO ENTRADA LIMITADA A 2 CLIENTES POR VEZ

Para as lojas em geral, o acesso permitido será de 2 clientes por vez, desde que utilizando máscara e o estabelecimento disponibilize álcool gel.

O lojista que tiver espaço e desejar atender um número maior de clientes deverá protocolar o pedido apresentando projeto para a expansão ser analisada.

- MERCEARIAS E SUPERMERCADOS

Deverão atender 35% de sua capacidade apresentada no laudo do Corpo de Bombeiros.

- BARES E RESTAURANTES

Poderão funcionar com espaçamento de mesas a cada 2 metros e somente até as 20:00.

- SALÃO DE BELEZA, CABELEIREIRO, BARBEARIAS, ESTÉTICA, CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS, ENTRE OUTROS.

Poderão funcionar de acordo com as normais já apresentadas pela Vigilância Sanitária.

- HOTÉIS E POUSADAS

Continuam com funcionamento restrito sem hospedagem de turistas.

- LEI SECA

Passa a valer das 20:00 às 06:00

- DISK ENTREGAS

Poderão funcionar normalmente com exceção de bebida alcoólica que deve ser interrompida as 20:00.

Todos os estabelecimentos deverão ter mensagens de aviso com as normas para os seus clientes de forma escrita ou por meio de som no interior da loja.

Seguindo o Protocolo Minas Consciente, atividades em academias e igrejas continuam suspensas, bem como a realização de feiras, eventos, atividades esportivas, etc.