20 MAR 2021
PREFEITO COLOCA O PRÓPRIO CARGO “EM XEQUE” PARA DEFENDER A POPULAÇÃO CONTRA O LOCKDOWN

Na última segunda-feira (15/03) o governador Romeu Zema, em um ato extremo impôs aos 853 municípios de Minas Gerais a adesão à ONDA ROXA do Programa Minas Consciente, o que gerou bastante desespero por parte dos comerciantes, empresários, empreendedores e funcionários. Pois para salvar a falta de planejamento em saúde, a falta de contratação de funcionários e investimentos na ampliação de hospitais de campanha, se sacrifica milhares de varejistas em todo o estado, dizendo que seu ganha-pão não é essencial.

Além disso, há um grande questionamento sobre o Lockdown, pois o fechamento do comércio acaba propiciando aglomerações em festas clandestinas, frequentadas por parte daqueles que ficaram obrigatoriamente sem poder trabalhar e, na ociosidade acabam procurando distração e entretenimento. Nesse sentido, o Lockdown tem demonstrado uma medida prejudicial ao invés de trazer solução.

Por isso, com ação corajosa até o momento, três municípios CARMO DO RIO CLARO, VARGINHA E SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO não aderiram em sua totalidade à ONDA ROXA, por não corresponder à realidade local. Os Prefeitos discordam da decisão imposta pelo estado, adotando o próprio decreto no enfrentamento e contingenciamento ao coronavírus.

Diante este atrito, o ministério público na pessoa do promotor de justiça Cristiano Cassiolato, pediu o afastamento do prefeito de seu cargo, para que tão logo assuma o vice-prefeito Dougras Jean Esteves, para que assine imediatamente a adesão do município à onda roxa. O prefeito Filipe Carielo colocou o seu próprio cargo “em xeque” em um ato de defesa à população contra o lockdown, já que na útima sexta-feira (20/03) preferiu defender as medidas restritivas ao CORONAVÍRUS sem fechar o comércio. "Conseguimos resultados extremamente positivos na queda das contaminações, inclusive resultados melhores do que aqueles dos municípios que adotaram o Lockdown. Na verdade, o Lockdown agrava a situação, já que parte das pessoas que não poderão trabalhar pelo fechamento do seu comércio, não ficam em casa e se aglomeram em festas clandestinas." - ressaltou o prefeito FILIPE CARIELO.

Na última sexta-feira (12/03) após a participação do prefeito Filipe Carielo no programa “Pingo Nos Is”, Carmo do Rio Claro se tornou DESTAQUE NACIONAL no enfrentamento ao covid-19, demonstrando que é possível combater, reduzir os casos ativos, sem agredir o COMÉRCIO hoje considerado NÃO ESSENCIAL pelo ESTADO.

Com um trabalho árduo de conscientização da população e na fiscalização nos focos de aglomerações, que são o que realmente geram aglomerações e foram no período de dezembro a fevereiro os grandes disseminadores da covid-19 no município, que são festas irregulares em sítios e ranchos, festas clandestinas em loteamentos afastados, aglomerações nos espaços públicos.

Identificado estes problemas em ação conjunta da Vigilância em Saúde, a Polícia Militar acompanhados do prefeito Filipe Carielo, conseguiram combater essas irregularidades, proibindo os aluguéis de ranchos e similares, espaços de lazer, proibindo o uso e colocação de mesas nos espaços públicos como praças, diante disto, foi notório a queda no nível de contaminação o município passou de uma marca de 70-90 casos ativos, para 5 casos ativos na terça-feira (09/03).

O município contestou a ação do Ministério Público e enviou defesa à justiça. A Juíza de Direito Draª Ana Maria Marco Antônio, decidirá nas próximas hora se o município deverá implantar à ONDA ROXA prevalecendo o Decreto Estadual ou se irá prevalecer o Decreto Municipal que se mostrou mais eficiente e com menos efeitos colaterais.