Carmo do Rio Claro é conhecido nacionalmente por seu artesanato, turismo ecológico, esportes radicais, sua culinária e claro, por sua rica história, e por isso na última sexta, aniversário de da cidade, tivemos a satisfação de reabrir para visitação o Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite.
Antes de sua criação, as peças eram guardadas na fazenda do Sr. Antônio, que desde 1969 as colecionava. Segundo o próprio fundador do museu, os índios que habitavam a região eram os Catu-auá, conhecidos também como Cataguases.
Entendemos que o museu precisa ter na coordenação alguém capacitado, que entenda do assunto e que sobretudo ame o lugar. Pensando nisso, o prefeito Filipe Carielo fará o convite para a Suzana, filha do saudoso fundador do Museu, Sr. Antônio Adauto, para que ela volte, caso queira, a assumir o lugar para colocar em funcionamento inclusive nós feriados e finais de semana.
O museu tem importância internacional, e as autoridades presentes no evento ficaram impressionadas com o acervo de mais de 3 mil peças, o que o coloca como O MAIOR MUSEU DE ARQUEOLOGIA INDÍGENA DA AMÉRICA LATINA.
O MUARI é parada obrigatória tanto para carmelitanos quanto para turistas e permanecerá aberto para visitação.