O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) será reimplantado em Carmo do Rio Claro.
Na manhã desta segunda-feira (05) foi realizada na Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela uma reunião pedagógica sobre o Programa e contou com a participação de dirigentes da Escola, além de uma representante do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Tenente Clemente Alves Filho, da Polícia Militar e os vereadores Paulão e João Paulo de Castro Ferreira representando o poder legislativo.
O Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD) constitui uma forma de atuação da Polícia Militar voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas e às ações de violências entre os jovens.
O Proerd é uma a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o País.
Em Carmo do Rio Claro o Programa será desenvolvido semanalmente, toda segunda-feira, em sete escolas, sendo quatro delas municipais e três estaduais com cerca de 280 alunos do 5º ano.
Segundo os instrutores, a presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do Proerd, aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a PM, a própria instituição de ensino e a comunidade.
Com caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores Proerd, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Segundo Tenente Clemente, diante do aumento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.