17 MAI 2018
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Governador de Minas assina convênio entre Emater e ConCafé

O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel esteve na tarde de ontem (16) na cidade de Varginha onde assinou convênio entre a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o ConCafé (Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café), do qual o Prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião Cesar Lemos (Tião Nara), é presidente.

O convênio assinado pelo governador tem parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e prevê a disponibilização de máquinas de beneficiamento de café ao uso de pequenos cafeicultores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Para o presidente do ConCafé, o Prefeito Tião Nara essa foi uma conquista importante do Consórcio que irá beneficiar diversas cidades da região, inclusive Carmo do Rio Claro “sabemos a grande importância econômica que a safra do café tem para a nossa cidade e região, essa conquista é uma ajuda que chega em boa hora principalmente para auxiliar o pequeno produtor que é quem mais precisa”, disse o prefeito e presidente do ConCafé.

Investimento

O valor do investimento imediato é da ordem de R$ 1 milhão e contempla 44 municípios. A compra dos equipamentos vai garantir uma tecnologia confiável e segura para a produção do café e, com isso, aumentar a competitividade do pequeno produtor.

Fernando Pimentel afirmou em seu discurso que o Estado apóia a iniciativa do consórcio que irá melhorar as condições de mercado dos pequenos cafeicultores. “Hoje é um dia de alegria, de poder vir aqui pagar uma promessa que eu fiz lá atrás de ajudar o consórcio do café. Primeiro porque a idéia do consórcio é muito boa, criativa. O que nós estamos fazendo é dar ao consórcio condição de prestar serviços de qualidade para os nossos produtores. Para eles chegarem ao mercado com o produto melhorado. Isso vai incrementar a renda deles, do município e da população como um todo”, explicou.

O governador ressaltou que o café é um grande gerador de empregos e que tem tido toda a atenção do Estado. Minas Gerais é responsável por mais de 50% do café produzido no Brasil. “Nesta primeira etapa estamos falando em R$ 4 milhões, sendo R$ 1 milhão de imediato. Isso é só a porta de entrada para um grande programa que vamos ter sempre com o consórcio”, disse o governador.

Parceria

As máquinas terão uso rotativo e itinerante, podendo ser levadas até os cafeicultores, de acordo com a necessidade. A compra e aplicação do material se darão por meio de uma cooperação técnica entre o ConCafé e a Emater.

Expocafé

Ainda na data desta quarta-feira (16), o Prefeito carmelitano Sebastião Cesar Lemos (Tião Nara), participou da abertura da Expocafé na cidade de Três Pontas.

A Expocafé é o maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura e um espaço para a troca de experiências e apresentação de novidades em máquinas e equipamentos. Criada em 1998, pela Universidade Federal de Lavras, a feira é realizada, desde 2010, pela EPAMIG e pelo Governo de Minas Gerais e vai até sexta-feira (18).