Unir a agricultura familiar e o turismo como formas de desenvolvimento local e geração de renda. Com esta proposta uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (19) em Carmo do Rio Claro.
O encontro contou com a participação de representantes de conselhos rurais, agricultura familiar, COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), além de empresários da área de turismo como também produtores rurais.
A reunião teve como objetivo apresentar um projeto no qual Carmo do Rio Claro foi contemplada através da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado de Minas Gerais.
O projeto prevê a potencialização do turismo local através da agricultura familiar, passando por diversos segmentos contemplando toda a “cadeia” ao criar roteiros turísticos a serem explorados por turistas com diferentes anseios.
De início, será feito um levantamento do potencial turístico observando pontos que podem ser trabalhados na formação desse pacote turístico a ser criado.
O projeto foi apresentado por Izabella Resende, que faz parte subsecretaria de agricultura familiar, ressaltou a importância de se trabalhar com associações e conselhos comunitários, “o turismo precisa ser trabalhado como um contexto onde toda a comunidade se envolve e interage entre si. Turismo não é só hotel”, disse.
Um dos objetivos com este projeto é utilizar os produtos trabalhados no município e mostrar para o turista como eles são feitos, “tem muita gente interessada em saber como é o processo da plantação do café até que ele chegue a mesa”, destacou Izabella.
Para que o projeto cresça, será feita a capacitação de pessoas para utilizar e preservar os atrativos culturais e naturais, “contribuir para geração de oportunidade, renda, divulgar e promover os destinos com o trabalho de uma equipe técnica, é isso que iremos fazer aqui”, disse o Subsecretário de Agricultura Familiar, Lazinho Reis, que é carmelitano e também esteve na reunião.
Após todo o trabalho realizado, uma visita de agências de turismo e jornalistas será marcada para conhecer os atrativos que o município possui.
Atualmente em Carmo do Rio Claro existem cerca de 1400 pessoas envolvidas na agricultura familiar, segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Local, Tacinho Carvalho.
O vice prefeito Wilber Moura acompanhou a reunião e disse que é de extrema importância a implantação desse projeto para que a cidade tenha condições de saber como trabalhar o imenso potencial turístico que o Carmo possui e com isso trazer mais turistas e consequentemente gerar fontes de renda para o cidadão carmelitano.