25 OUT 2018
Mutirões pretendem zerar filas de espera por exames

A prefeitura de Carmo do Rio Claro através do Departamento de Saúde criou o projeto “Zera fila”, com o objetivo de, em alguns casos, zerara fila de espera por exames.

No momento estão sendo feita mais de 600 consultas oftalmológicas e de acordo com o diretor do Departamento de Saúde, Elias Cesar Leandro, a prefeitura irá oferecer além da consulta todo o tratamento para aqueles em que os exames mostrarem necessidade.

Para isso, serão feitas cerca de 60 cirurgias de catarata, sendo 30 ainda este mês e o restante no início de novembro.

Além da oftalmologia, recentemente foi feito o mutirão de ressonância magnética e serão feitos exames de cintilografia e tomografia.

Para se ter uma ideia, exames de cintilografia são de alto custo e o SUS (Sistema Único de Saúde) liberou apenas 4 exames para Carmo do Rio Claro em 2018, “hoje temos uma fila com 30 pacientes aguardando este exame, seriam necessários mais de 7 anos para atender a todos”, explica Elias.

Ao todo, o município mais de R$240.000,00 em exames para a população.