Após cumprir os requisitos necessários, Carmo do Rio Claro passará a compor o Mapa Brasileiro de Turismo. Além disso, a cidade será inserida na política de regionalização do Turismo em Minas Gerais.
O trabalho para cumprimento dos requisitos necessários foi realizado pelo Secretário de Turismo e Cultura, José Anastácio de Carvalho Silva Filho e do Chefe de Divisão de Turismo, José Carlos Faria. “Carmo do Rio Claro é uma cidade rica em Cultura e de enorme potencial turístico que aos poucos vem sendo trabalhado pela administração e começa a gerar frutos para o município”, disse José Anastácio, popularmente conhecido como Tacinho.
Para José Carlos Faria, o trabalho precisa ser continuado para que o município se fortaleça cada vez mais no cenário turístico. “A indústria do Turismo é a que mais gera empregos e renda no mundo e ao explorarmos corretamente nosso potencial turístico também traremos mais emprego e renda para Carmo do Rio Claro”, ressaltou José Carlos.
TURISMO NA CIDADE
Carmo do Rio Claro é tradicionalmente reconhecida pelo artesanato e os doces bordados. Porém, o potencial turístico do município vai muito além.
Com a maior área alagada pelo Lago de Furnas, o município possui diversos empreendimentos a beira do lago, como pousadas, ranchos e restaurantes.
No topo dos 1.287m da Serra da Tormenta, a capela de Nossa Senhora Aparecida atrai romeiros de várias localidades, especialmente na sexta-feira da Paixão e no dia 12 de outubro. Além disso, o local recebe pilotos de vôo livre durante todo o ano.
Fazendas centenárias e o maior museu de arqueologia indígena da América Latina também são atrativos turísticos da cidade.