Começa nesta quarta-feira (17) em Carmo do Rio Claro, a tradicional Feira do Artesanato promovida pela Associação dos Artesãos com o apoio da Prefeitura.
A feira acontece de 17 a 21 de julho na sede social do Grêmio Esportivo Carmelitano (GEC), na Praça Dona Maria Goulart, 200, no centro da cidade.
Além dos artesãos carmelitanos, irão participar as cidades de Poços de Caldas, Carmésia, Conceição da Aparecida, Paraguaçu, Capitólio, Passos, Águas da Prata e Sumaré. Ao todo serão 58 expositores.
A abertura oficial da feira acontecerá hoje (17) às 17h00. Nos dias 18 a 20 a feira acontece de 10 às 21h00 e no domingo das 9h00 às 17h00.
A feira apresenta uma grande variedade de produtos com quadros, brinquedos de madeira, cachaça, licores, doces, artigos para bebês, moda pet, crochê, bonecas,
imagens sacras, bijuterias, produtos da agricultura familiar, entre outros.
Além dos trabalhos dos expositores a feira apresentará atrações musicais e uma lanchonete.
A entrada é gratuita.
HISTÓRIA DA FEIRA DO ARTESANATO
Tudo começou no ano de 1968 quando nasceu a idéia de se criar a Feira de Trabalhos e Artesanato com o objetivo de incentivar e divulgar o artesanato local.
Nesse ano, em julho, aconteceu a “I Feira de Trabalhos” e a preocupação maior foi mostrar os trabalhos mais bonitos, mais ricos, as maiores habilidades manuais.
Por essa época quase não se teciam as hoje famosas “toalhas de lavabo”, as que apareciam eram tecidas em fio de algodão que era preparado pelas próprias fiandeiras.
A comercialização maior, na época, eram os doces em compota, cristalizados, picles, mantas e cortes da pura lã de carneiro, bordados em linho, enxovais para recém-nascidos…
Em 1971, realizou-se a “II Feira de Trabalhos”, a partir daí a Feira começou a ser realizada anualmente, em julho, e a renda em benefício da educação, aquisição de livros para os alunos.
Incentivou-se, assim, o trabalho em equipe, a cooperação, o aumento da renda familiar, projeção de “artistas”, artesãos que chegaram a representar Carmo do Rio Claro, em São Paulo, no SESC, em 1976, na “I Feira da Cultura Popular Brasileira”.
E o Carmo que já era conhecido como a “cidade dos doces”, passou a ser conhecido também pelos trabalhos em tecelagem…
A Casa do Artesão foi inaugurada em 05 de novembro de 1993, como parte dos festejos em comemoração ao aniversário da Cidade.