30 ABR 2021
PREFEITOS PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA GERAL DA AMEG EM PASSOS

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio AMEG) realizaram em sua sede em Passos, na manhã desta quinta-feira (29) a 178ª Assembleia Geral Ordinária para deliberações e prestações de contas de serviços realizados no exercício de 2020.

Estiveram presentes, além do prefeito de Carmo do Rio Claro Filipe Carielo, os prefeitos dos municípios de Capetinga, Capitólio, Cássia, Claraval, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Roque de Minas.

Foram realizadas deliberações sob a condição de transição entre associação para consórcio público intermunicipal, chefes dos executivos municipais da região assinaram o Contrato de Rateio do Consórcio AMEG e analisaram as primeiras minutas para estabelecer os Contratos de Programa e viabilizar os serviços da Patrulha Motomecanizada e o Castramóvel. Diferentemente do Contrato de Rateio, em que todos os municípios que assinaram o Protocolo de Intenções contribuem mensalmente com o consórcio público, os contratos de programa são assinados de forma independente, dividindo os custos específicos apenas entre os municípios que fizerem a adesão.

O Consórcio AMEG oferecerá aos municípios, sem custos, parte do Serviço do Castramóvel, o Serviço de Inspeção Para Produtos de Origem Animal (SIM/SIR), Licitações Conjuntas, Programa de Capacitações para Agentes Públicos, Serviços de Engenharia, Arquitetura e Topografia, Câmaras Técnicas de todas as pastas municipais, Pareceres Jurídicos de interesse dos Municípios, espaços para a realização de reuniões e eventos de interesse dos municípios, entre outros.

“Às vezes a gente até se esquece de citar que a maior importância da AMEG está na força que ganhamos quando os 22 municípios cobram juntos melhorias para a região. Uma coisa é um prefeito chegar no governador, num deputado ou senador e pedir apoio para uma demanda, outra coisa, é chegar um grupo de prefeitos, unidos em torno de um objetivo, e cobrar essas melhorias para a região. Ou seja, a força política que nós temos é muito maior quando estamos unidos”, explica o presidente da AMEG.