25 NOV 2021
PROCURA-SE ASFALTO – PAGA-SE BEM
Você sabe quem quer vender asfalto pra nós? A gente paga bem!

Estão previstos R$ 16 MILHÕES em investimentos para a recuperação total de várias ruas de Carmo do Rio Claro nos próximos anos.
A Prefeitura vai abrir, ainda nesta semana, a QUARTA LICITAÇÃO DO ANO para a RECUPERAÇÃO TOTAL DE RUAS, incluindo a compra de asfalto para operações tapa-buracos. Sabe por que já é quarta licitação??? Porque nenhuma empresa se interessou pelo serviço nas outras três que foram feitas.

Desde o início da pandemia, as indústrias sofrem com inúmeros prejuízos em diversos setores, e esses problemas, apesar da proximidade do fim, ainda estão presentes. As empresas sofrem agora com uma crise de desabastecimento que vem causando problemas a vários municípios pelo Brasil. Esse problema também está acontecendo com a indústria de carros, que não está entregando ambulâncias e muito menos carros particulares zero quilômetro por falta de um chip que não é produzido no País.
Cada prefeitura está sofrendo com a falta de algum item. Uma cidade vizinha, por exemplo, encontra dificuldades devido à falta de lâmpada de vapor de sódio, usado na iluminação pública. Em Carmo, não temos esse problema pois existe hoje um contrato vigente com uma empresa responsável pela entrega do item, que é obrigado a prestar serviço de manutenção semanal no município.

Em compensação, estamos sofrendo com a dificuldade da compra de matéria-prima para a fabricação e aplicação do asfalto. Já foram abertas três licitações, porém, devido ao problema enfrentado pelas empresas, nenhuma conseguiu prestar o serviço. Como dito acima, abriremos a quarta licitação ainda nesta semana a fim de resolver o problema o mais rápido possível. A última foi feita no dia 18 de novembro, no valor de R$ 1,3 milhão, porém, nenhuma empresa mostrou interesse em participar.

O Engenheiro Civil e Chefe da Divisão de Projeto da Prefeitura, Douglas do Amaral, destaca que o setor de construção civil foi um dos mais afetados pela pandemia, o que ocasionou em uma alta nos preços e por isso em grande parte das vezes as empresas preferem vender para o setor privado que, devido à proximidade do fim da pandemia, teve um aumento na procura dos serviços e produtos e que, em comparação com as prefeituras, o processo burocrático facilita a contratação, principalmente pelo prazo de compra, entrega e pagamento ser mais curto.

A prefeitura de Carmo do Rio Claro se preocupa com o bem-estar e segurança dos carmelitanos, e apesar da atual crise de desabastecimento, continua trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.