Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no município, seguindo modelo lógico do INCA - Instituto Nacional de Câncer, Programa Nacional de Controle de Tabagismo, de Prevenção Primária do Câncer, é concluído em Carmo do Rio Claro.
O programa foi iniciado em 14 de setembro, realizado pela equipe do NASF - Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, composto pela psicóloga Erika Cristina Ferreira, pela nutricionista Nayara Rodrigues Azevedo, pelo educador físico Brayan Robson e pela fisioterapeuta Lavínia Carvalho, respeitando todas as normas sanitárias e protocolos de segurança.
Foram realizadas ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio, adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, que potencializam a prevenção.
O tratamento incluiu avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.
Os interessados em participar da próxima turma do programa, poderão procurar a sua unidade de ESF, para serem inclusos, e aguardar.