23 MAI 2023
PROJETO VISA DOAR USINAS FOTOVOLTAICAS PARA ENTIDADES
Através do projeto de lei nº 18, de 19 de maio de 2023, a prefeitura de Carmo do Rio Claro tem como objetivo doar usinas fotovoltaicas para entidades assistenciais do município.
Nesse primeiro momento, 4 entidades serão beneficiadas com a instalação das usinas, sendo elas: Lar Nossa Senhora do Carmo, Associação São Francisco, Centro de Formação São José e Vila Nova Futebol Clube.

No Lar Nossa Senhora do Carmo, serão instaladas 130 placas com capacidade de geração de 8800 KW/mês;
Na Associação São Francisco, serão instaladas 100 placas com capacidade de geração de 6.800 KW/mês;
No Centro de Formação São José, serão instaladas 190 placas com capacidade de geração de 12960 KW/mês;
E no Vila Nova Futebol Clue, serão instaladas 190 placas com capacidade de geração de 12960 KW/mês.

BENEFÍCIO PARA FAMÍLIAS CARENTES

Em um segundo momento, também será prevista a possibilidade de fornecimento de energia fotovoltaica às famílias de baixa renda, ao comércio local e aos servidores públicos.

INVESTIMENTOS

A prefeitura já investiu, em recusos próprios, mais de R$ 2 milhões na compra de usinas fotovoltaicas. Algumas delas, inclusive, já foram instaladas em alguns pontos públicos, como almoxarifado, escola municipal Anchieta e na quadra do São Benedito.
Para dar segmento a este projeto, que compreende um total de 30 locais a serem instalados, a prefeitura aguarda a apreciação e aprovação dos vereadores de um financiamento via Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 15 milhões.
Com a instalação das usinas fotovoltaicas, o município terá uma economia mensal de pelo menos R$ 150 mil que são pagos atualmente à CEMIG, referente a iluminação pública.
Após o prazo de pagamento do financiamento, o município não terá mais nenhum custo com energia elétrica, podendo usar esses recursos para outras demandas importantes em diversas áreas.