A prefeitura de Carmo do Rio Claro efetuou, na manhã desta quarta-feira dia 7 de fevereiro, o pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de janeiro. O pagamento foi feito no 5º dia útil, dentro do prazo estabelecido em lei.
Ressalta-se que o pagamento dos servidores sempre foi feito de forma adiantada e que essa alterada ocorrida este mês foi uma exceção causada pelo governo federal, que alterou o prazo de envio do e-social, e somente foi possível processar a folha de janeiro a partir de 01 de fevereiro.
Devido à publicação da Medida Provisória 1202, do Governo Federal, foi necessário que o município realizasse os ajustes para atender as alterações previstas nesta Medida. Com a abertura de envio da documentação do e-social somente a partir do dia 01 de fevereiro, foi impossível realizar o pagamento do mês de janeiro antes dessa data. Além disso, o processamento da folha leva, em média, 3 dias úteis para ser feito.
Ressaltamos que alguns municípios pagam a folha antes de enviarem as informações do e-social, contudo essa prática é considerada pela nossa Secretaria de Fazenda como arriscada, podendo gerar graves inconsistências e prejuízos. Sendo assim, o município de Carmo do Rio Claro opta por realizar o pagamento da folha da maneira mais segura para todos.
Ressaltamos, mais uma vez, que este acontecimento foi eventual e que, caso não haja mais mudanças por parte do Governo Federal nos próximo meses, o pagamento volta a ser realizado de forma antecipada pelo Município de Carmo do Rio Claro aos seus servidores, como vem sendo rigorosamente cumprido nos últimos anos.