23 MAR 2024
CARMO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA CONTRA A DENGUE
Decreto possibilitará ações mais rápidas no combate à dengue e à contenção no aumento dos casos.

A prefeitura decretou nesta sexta-feira 22 de março, situação de emergência contra a dengue no município.
O decreto nº 5.734 tem como objetivo adotar medidas e ações emergenciais na área da saúde, levando-se em conta o alto número de notificações de dengue, situação já considerada epidemia.
Com o decreto, fica autorizada a adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção no número de casos, bem como à aquisição de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.
O decreto também permite que seja lavrado auto de infração contra aqueles que dificultarem ou impedirem trabalho dos agentes de endemias em residências, podendo inclusive ser acionada força policial.

MEDIDAS JÁ ADOTADAS ANTERIORMENTE

Cabe ressaltar que a prefeitura vem adotando medidas cabíveis desde o início e o aumento dos casos da dengue no município.

- O fumacê continua sendo realizado nos locais com maior incidência de casos positivos;
- Os agentes estão fazendo diariamente o trabalho de casa em casa para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue;
- Foi contratado mais 1 médico que está atendendo no hospital São Vicente de Paulo, totalizando 3 médicos e mais 4 técnicos de Enfermagem que também foram contratados;
Sabemos que a situação é grave e os esforços estão sendo feitos, porém, a pandemia é um problema geral no momento, e suas consequências estão causando, inclusive, desabastecimento de alguns insumos necessários para o atendimento.
A prefeitura pede, mais uma vez, que as pessoas também ajudem nessa guerra contra a dengue e façam a sua parte. Só assim, vamos conseguir vencer.