14 JUN 2018
Unidade Móvel “Expresso da Vida” do HRC estará no Carmo

A unidade móvel “Expresso da Vida” do Hospital Regional do Câncer em Passos (HRC), em parceria com o Instituto Avon, estará em Carmo do Rio Claro na próxima semana, de 18 a 21 de junho próximo a antiga Prefeitura no centro da cidade.

Serão atendidas as mulheres que fizeram o exame no ano passado com o intuito de fazer um monitoramento dessas pacientes. Ao todo serão 146 mulheres com idade entre 40 e 69 anos atendidas, tendo prioridade o público feminino da zona rural e aquelas da cidade que tem alto risco, ou seja, mãe, irmã ou filha com câncer de mama ou de ovário.

O departamento de saúde da Prefeitura está entrando em contato com essas mulheres para que não percam a oportunidade. Além disso, será oferecido transporte para as moradoras dos bairros rurais Três Barras, Furna, Santa Luzia e Cabaçal.

Na segunda-feira (18), serão feitos 20 exames no período da tarde e de terça a quinta-feira serão realizados 21 exames na parte da manhã e 21 na parte da tarde. Esse número já é padrão de atendimento do programa.

O departamento de saúde pede que as mulheres que moram na zona urbana e necessitem do exame procure os enfermeiros da sua unidade de ESF, pois está sendo feito agendamento nas cidades de Passos e Alfenas conforme disponibilidade.

Reunião com equipes de Saúde

Na última terça-feira (12), Carmo do Rio Claro recebeu a visita da Enfermeira Patrícia S.C. Carvalho da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

O encontro realizado no plenário da Câmara Municipal reuniu a coordenação dos ESF (Estratégia de Saúde da Família), como também as equipes de enfermeiros e agentes comunitários destas unidades de saúde.

O objetivo do encontro foi apresentar os dados do Programa Buscando Vidas.

O Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Misericórdia de Passos, em parceria com o Instituto Avon, trabalha com a prevenção do câncer de mama.

O Buscando Vidas possui uma grande rede de atendimento para a detecção precoce do câncer de mama. Essa rede, apoiada pelas secretarias municipais e estadual, é composta por municípios de três microrregiões que formam o Pólo Macro-Passos, com uma população-alvo de mais de 40 mil mulheres, acima de 40 anos.

O Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Passos tem por objetivo maior minimizar os altos números de câncer de mama, que atinge anualmente as mulheres de nossa região. Para isso, é importante que a doença seja detectada em seu começo e tratada com qualidade e competência médica.