20 ABR 2020
APANHADORES DE CAFÉ SERÃO MONITORADOS

Após uma reunião realizada há duas semanas com a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais quando foi mencionado que não há como proibir que trabalhadores de outros municípios e estados sejam contratados para a colheita do café, a Secretaria Municipal de Saúde traçou um plano de ação para que esses trabalhadores sejam avaliados e monitorados.

Na última quinta-feira, 16, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deslocou-se até o distrito da Vilelândia para uma reunião no ESF daquela localidade sobre o período da panha de café.

Durante a reunião ficou definido que os apanhadores de café vindos de outros municípios serão avaliados pela equipe do ESF e terão que passar por um questionário.

O objetivo dessas avaliações é conhecer e monitorar a condição de saúde de cada um desses trabalhadores.

Além da Vilelândia, os produtores de outras localidades também serão orientados.

O Município não pode proibir que trabalhadores de outros estados sejam contratados, porém, cada produtor rural terá que se responsabilizar por quem está contratando.

Carmo do Rio Claro é um dos maiores produtores de café da região tendo somente na Cooxupé mais de 1200 produtores cooperados. "O café é sem dúvida uma das mais importantes fontes de emprego e renda em nosso município, nesse momento de crise em que estamos vivendo isso se torna ainda mais importante" destacou o Prefeito Tião Nara.

A Secretaria Municipal de Agropecuária orienta que os produtores dê preferência a mão de obra local para a colheita do café.