22 MAR 2021
ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL É AMPLIADO

Na tarde desta segunda-feira (22), o prefeito Filipe Carielo acompanhado do vice-prefeito Dougras Jean Esteves e o Chefe Adjunto de Obras e Serviços Públicos Rogério Dias Ribeiro, estiveram no Aterro Sanitário Municipal.

Está sendo realizado a colocação de geomembrana, o que permitirá a ampliação de umas das trincheiras do Aterro Sanitário. A geomembrana cumpre a função de controle do fluxo de líquidos, preservando os lençóis freáticos e afluentes, e o meio ambiente da contaminação do solo. Os aterros sanitários são feitos em valas escavadas e recebem o revestimento da geomembrana, e por possuir baixo coeficiente de permeabilidade, evita qualquer tipo de infiltração.

Segundo o prefeito Filipe Carielo, esta é uma ação muito importante, e por causa dessa atenção às exigências ambientais, o município recebe ICMS Ecológico.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que busca incentivar os municípios a promoverem ações de preservação dos recursos naturais, como a proteção legal de áreas naturais ou o tratamento de lixo e esgotos sanitários, possibilitando a estes o acesso a parcelas maiores dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em normas estaduais.