Essa é a nossa prioridade: segurança nas escolas! 👊
Os recentes ataques às escolas e creches refletem a extrema urgência de buscarmos soluções para reforçar a segurança nas instituições de ensino do município.
Nesta terça-feira, iniciamos um debate entre a Secretaria de Educação, a direção das escolas municipais, estaduais e particulares, juntamente com a Polícia Militar, para discutir medidas que possam ser tomadas imediata, a médio e longo prazo.
De imediato, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, iniciou a Operação de Proteção Escolar em todo o estado, em unidades públicas e particulares, intensificando a presença do policiamento para fortalecer ações de conscientização e prevenção à violência no ambiente escolar.
Representando a Polícia Militar, o tenente Izildo reforçou a importância de não compartilhar mensagens em grupos de WhatsApp que tenham o intuito de causar pânico, encaminhando-as imediatamente à Polícia Militar, que, por meio de seu setor de inteligência, tem monitorado e identificado as origens dessas mensagens.
O legislativo foi representado pelo vereador Elton Reis, que ressaltou o trabalho que a Câmara Municipal tem feito nesse sentido e lembrou que já vinha discutindo com a Secretaria de Educação ideias e ações que visam melhorar a segurança tanto para os alunos quanto para os profissionais de educação, que o procuram apontando demandas.
A Prefeitura Municipal irá realizar a contratação de treinamento em casos de pânico, contratação de equipe emergencial para fortalecer a segurança nas escolas, estabelecendo o controle de acesso e definindo ações concretas que trarão mais segurança para as crianças.
Cada escola municipal irá repassar à Secretaria de Educação um relatório citando os pontos de vulnerabilidade para que essa demanda seja atendida imediatamente, além da contratação de outros meios de segurança.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a educação e segurança no ambiente escolar e pede aos pais que redobrem a atenção com seus filhos, conversem e estejam atentos a tudo, pois nossas crianças precisam ser protegidas, tanto por nós quanto pelo poder público.