03 SET 2018
Organização do Dia de Nossa Senhora é discutida em reunião

Carmo do Rio Claro recebe tradicionalmente milhares de turistas no dia 12 de outubro, data em que a igreja católica celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Romeiros de diversas da região e de outros Estados vêm até a cidade em busca do turismo religioso que é explorado através da subida ao topo da Serra da Tormenta, onde se encontra a mais alta capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. A serra da tormenta tem 1.287 de altitude.

Além da peregrinação à Serra da Tormenta, Carmo do Rio Claro tem ainda a procissão náutica que há 10 anos reúne os devotos de Nossa Senhora Aparecida para o distrito do Itaci onde acontece a também tradicional “Procissão Náutica” com o encontro das imagens de Nossa Senhora e Bom Jesus dos Aflitos (padroeiro do distrito), nas águas de Furnas.

Organização

Na manhã desta segunda-feira (03), foi realizada uma reunião para discutir detalhes da organização dos eventos para este dia. A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Sebastião Cezar Lemos, o Tião Nara, e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Cultura, do responsável pela Seção de Turismo, José Carlos Faria, o Assessor de Governo da Prefeitura, Julio Calixto, os padres do distrito do Itaci, Padre Michel da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e o vereador João Paulo de Castro Ferreira.

Confira a programação definida durante a reunião:

Dia 11 de outubro (quinta-feira)

Missa as 19h00 na Matriz Nossa Senhora do Carmo e em seguida carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e benção dos veículos.

Dia 12 de outubro (sexta-feira)

06H00 - Missa no alto da Serra da Tormenta com os padres Michel e Renato, das paróquias Nossa Senhora Aparecida e Sagrada Família.

08H00 – Benção no “pé da serra” e saída em carreata com a imagem para o distrito do Itaci.

10H30 – Encenação da pesca milagrosa no porto do Itaci

11H00 – Benção dos barcos e procissão náutica com encontro das imagens.

11H30 – Missa campal no distrito do Itaci.

Durante a reunião também foram discutidos detalhes como a instalação de praça de alimentação desde que proibida a venda e uso de bebida alcoólica na serra da tormenta, instalação de tendas e banheiros químicos na serra e no Itaci, posto de saúde além da organização do trânsito nas proximidades da Serra da Tormenta.