24 JUL 2019
CARMO VAI RECEBER PEÇA DO FNT DE PASSOS

Assinado pela Damião e Cia. de Teatro, o premiado espetáculo de rua As Presepadas de Damião será encenado neste sábado, 27, às 16h, na Praça do Boi em Carmo do Rio Claro.

O espetáculo faz parte da programação do 3º Festival Nacional de Teatro de Passos.

A história

Inspirada no conto medieval O Ferreiro e a Morte e na mitologia católica, principalmente a oriunda da literatura de cordel, o espetáculo de rua As Presepadas de Damião narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e São Pedro. "Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso país, que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira", conta Rodrigo.

A trupe

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro.