05 MAI 2021
OBRAS PÚBLICAS
SANTA CASA DE PASSOS IRÁ MANTER OS 50 LEITOS DE UTI PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (05) uma Reunião Emergencial de forma virtual, com gestores da Secretaria de Estado de Saúde para tratar sobre o atraso nos pagamentos de Leitos de UTI Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

A reunião foi agendada pelo Deputado Estadual Cássio Soares, para tratar sobre a necessidade de regularização do pagamento das diárias de UTI Covid-19 no período de janeiro a abril de 2021, ultrapassando R$6,7 milhões em dívida com a Santa Casa de Passos, que culminou com o anúncio do hospital de bloqueio na disponibilização de 10 leitos para atendimento regional, o que afeta diretamente o município e toda a região.

Estiveram presentes os gestores da Secretaria de Estado de Saúde, os gestores da Santa Casa de Misericórdia de Passos, o Deputado Estadual Cássio Soares e os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG) e prefeitos da região de Cássia.

Com a oportunidade de fala, o prefeito Filipe Carielo utilizou o momento para lembrar da importância vital das UTI's e também da Santa Casa de Passos no atendimento dos pacientes com Covid-19, lembrando do drama enfrentado poucos dias atrás pela falta de leitos na região. Aproveitou também para identificar diversos outros problemas enfrentados para que seja dado devida atenção, como a alta dos preços nos insumos como luvas e medicamentos, e pediu ao Deputado Estadual Cássio Soares que se investigue estas empresas que tem utilizado da pandemia para lucrarem.

A reunião teve a duração de aproximadamente duas horas, e a Secretaria de Estado de Saúde reconheceu o erro, afirmando ter enfrentado questões burocráticas, mas que dentro de cinco dias parte da dívida, que é algo superior a R$7 milhões de reais, será quitada pelo Estado e irá ainda fornecer os insumos necessários para a intubação dos pacientes para os próximos 15 dias.

Em resposta, Daniel Porto Soares - Superintendente Geral da Santa Casa de Passos, afirmou que os leitos serão mantidos para os pacientes das microrregionais de Piumhi e Cássia, mas declarando a importância do respaldo do Estado para a manutenção dos leitos.

Por fim, o deputado Cássio Soares disse que continuará acompanhando de perto para que as promessas sejam cumpridas por parte do Governo do Estado e que esses momentos de incerteza sejam findados. “O que me motiva é a garantia da vida dos doentes e a possibilidade de manutenção do funcionamento do comércio, garantindo o emprego e a renda das pessoas. Erros todos nós cometemos, mas o importante é estarmos aqui juntos, superarmos e chegarmos à melhor solução para a nossa população”, ressaltou Cássio Soares.